Retenção de líquido pode ser definida como um inchaço no corpo, causando assim, problemas renais, cardíacos ou hepáticos bem como doenças da tireoide. Atualmente, é visível alguns indivíduos sentirem características como as pernas inchadas no final do dia, devido a pressão das meias ou do tipo de sapato usado, ocasionando um edema. Esse desconforto e desequilíbrio, devem-se as variações de pressão sanguínea, quantidades de sal e proteínas no corpo, gravidade, sedentarismo, entre outros fatores. Nessa conjuntura, o sintoma mais frequente é o aparecimento do edema nas pernas, nas costas e na barriga. Além desses sintomas, cansaço excessivo, dor de cabeça e queda de pressão complementam esse quadro. Nessa conjuntura, a alimentação juntamente com a ingestão de líquido é um ponto importante para ajudar nessa problemática, haja vista que a desidratação é um dos fatores que pode estimular essa retenção de líquido, a dieta é outro ponto a mencionar, existem alguns alimentos que podem causar ou agravar o inchaço. Os alimentos ricos em sal, como enlatados, embutidos, queijos gordurosos, molhos industrializados, entre outros. Configuram-se como vilões, visto que o organismo precisa reter mais água para poder fazer a diluição do mineral. Um dos pontos benéficos são os alimentos probióticos, como iogurte, kombucha, kefir, pois esses microrganismos vivos tornam a flora intestinal mais saudável, diminuindo o inchaço. Consumir frutas é um dos pontos mais importantes para ajudar a não reter líquidos no corpo, visto que possuem um alto poder diurético juntamente com uma boa quantidade de nutrientes, facilitando, assim, a eliminação de líquidos.
Dicas de frutas Diuréticas que ajudam no processo:
Abacaxi: rico em nutrientes, possui fibras que ajudam no funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço.
Maça: Possui grande quantidade de potássio e vitamina B6, facilitando o processo diurético.
Pera: possui uma enzima chamada pectina, relacionada ao funcionamento intestinal, logo ajudando no controle glicêmico.
Melancia: umas das frutas com alto teor de água, possui licopeno, uma substância que ajuda na prevenção do câncer e doenças do coração.
Limão: além da quantidade de vitamina c, essa fruta é rica em potássio e fibras, auxiliando e reforçando o sistema imunológico.
Melão: Possui alto teor de potássio assim como fibras e ação cardioprotetora que ajuda a equilibrar a pressão arterial.
Coco: esse fruto possui alta quantidade de potássio e magnésio, logo, auxiliando na eliminação de líquidos.
Comentarios