"Ok Google, quero comer chocolate!"

Atualizado: 7 de Nov de 2019

Dados incríveis no Google confirmam o que as pesquisas têm demonstrado. A vontade de comer chocolate é maior no final da tarde, em todo o mundo.

Quem nunca sentiu aquela vontade de comer um chocolate ou um doce bem no final da tarde? Isto tem uma explicação científica. No fim da tarde o nível de serotonina, chamado popularmente de “hormônio do prazer ou bem estar”, tem uma baixa. Por isso a vontade de comer doces vem forte.

A nutricionista Thayana Albuquerque Kirchhoff realizou uma pesquisa de dados no Google e descobriu algo bem curioso que ocorre no mundo todo: a busca pela palavra “chocolate” tem um aumento significativo todos os dias às 16h, conforme o gráfico abaixo:

Observa-se no gráfico que existe uma relação curiosa entre a queda da serotonina, que ocorre todo final de tarde, com o aumento das buscas por “chocolate” na internet todos os dias no mesmo horário. Os pontos mais altos no gráfico variam entre 16h e 17h, e os pontos mais baixos entre 5h e 6h da manhã. Sabe-se que com a proximidade da noite, a serotonina começa a se transformar em melatonina, que nos fará dormir o que explicaria a diminuição das buscas a noite. Outro ponto curioso é que essa busca aumenta ainda mais aos finais de semana.

Porém, por curiosidade a nutricionista comparou a busca por chocolate com a busca por frutas (que também é doce) descobriu uma diferença intrigante:




A pesquisa pelo termo “fruta” (em vermelho) é significativamente menor que a do chocolate, apesar de se saber que o melhor nessa hora é resistir ou fazer trocas saudáveis, como comer frutas. Mas por que razão isso acontece?

De acordo com Thayana Albuquerque, uma possível explicação é que o chocolate é rico em magnésio. Fortes desejos por chocolate podem indicar uma deficiência deste mineral no organismo. Além disso, os níveis do mineral caem durante a segunda metade ciclo menstrual, o que também sugere uma possível ligação com muitos dos sintomas da TPM. Sabe-se também que beber muito álcool, chá, café ou refrigerantes também pode esgotar os níveis de magnésio.

De uma maneira geral, as pessoas precisam melhorar sua alimentação e garantir as principais fontes de magnésio que pode ser encontrado nas nozes, nos vegetais verdes, no arroz integral, no pão integral e nas sementes de abóbora.

Dica da nutri:

1. Se você realmente precisa comer um chocolate, escolha um que contenha pelo menos 75% de cacau, pois, assim, o alimento conterá mais magnésio e menos açúcar.

2. Outra dica é fazer suplementação de magnésio.

3. Outro truque para prevenir esse momento crítico é comer seis vezes por dia, pois é mais fácil resistir às tentações quando não estamos com fome.

4. É importante também não esquecer de beber constantemente água, de preferência 2 litros por dia, pois além de hidratar, a água ajuda a dar a sensação de saciedade.

5. Outra opção é procurar fazer um lanchinho com doces sem açúcar ou comer uma fruta com nozes, ou iogurte com semente de abóbora ou sanduíche natural com pão integral, queijo magro e folha verde dentro.

Mas atenção, como cada organismo reage de forma diferente, é importante observar o horário que a vontade por doces aumenta:

1. Quando a necessidade por açúcar vem logo depois do almoço ou do jantar: normalmente está relacionada à resistência à insulina. E para o correto funcionamento da insulina, o corpo também precisa de cromo, cuja falta também gera um enorme desejo por doces.

2. Há ainda quem sinta a necessidade de comer doces o dia inteiro: o culpado por essa vontade intermitente costuma ser o desequilíbrio da nossa saúde intestinal, com predomínio de más bactérias e fungos que se alimentam de açúcar e, em alta quantidade, geram substâncias causadoras de hipoglicemia.

0 visualização

Razão Social: Albuquerque & Kirchhoff Nutrição CNPJ: 30545053/0001-59

Trav. Dom Romualdo de Seixas, 1698. Ed. Zion Business, loja 2. Umarizal - Belém/PA. CEP: 66055-200

Tel: (91) 998038116 / E-mail: contato@clubedanutricionista.com.br  

All rights reserved Clube da Nutricionista

 

Design by Lírio Web Digital