A relação entre cérebro e trato digestivo é a ligação que influencia na saúde e bem-estar do ser humano, visto que a visão juntamente com o cheiro podem aumentar as secreções gástricas, devido a essas consequências, podemos entender o surgimento do estresse, dentro dessas alterações psicossociais, observa-se a mudança da secreção do suco gástrico, influenciando na proteção da mucosa do estômago. Os indivíduos que sofrem constantemente com o estresse diário, devido a rotina desgastante do trabalho, estudo, casa, família e, essas constâncias podem aumentar a sensibilidade gástrica de tal maneira que a dor vem à tona, trazendo como consequências a diarreia, gastrite, azia, entre outros desconfortos. Dessa maneira, mantendo um ciclo de irritabilidade, tanto do trato digestivo quanto do cérebro, a alimentação é um ponto muito importante para trazer esse equilíbrio.
Vejamos alguns chás que podem ser anti-estresse!
Chá de camomila
Ingredientes
3 colheres de sopa de camomila fresca
300 ml de água
Modo de preparo
Coloque a água para ferver. em seguida, no momento que levantar fervura, desligue o fogo e adicione a camomila, tampe a panela e aguarde por 5 minutos. Coe o chá e sirva.
Chá de maracujá
Ingredientes
2 colheres de sopa de folhas de maracujá
500 ml de água
Modo de preparo
Coloque a água para ferver por 5 minutos, em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas secas. Tampe a panela e reserve por 10 minutos. Logo após, coe e sirva!
Chá de lavanda
Ingredientes
2 colheres (sopa) de flor de lavanda
250 ml de água
Modo de preparo
Ferva a água por 5 minutos e passe para um recipiente com tampa, Coloque as flores de lavanda, misture levemente e tampe o recipiente novamente, deixe o chá em infusão por 15 minutos. Em seguida, coe e sirva!
#thayanaalbuquerque #clubedanutricionista #nutrição #saúde #qualidadedevida #estresse #tratodigestivo #chá #equilíbrio #alimentação
Comments