Anvisa decide Proibir a Gordura Trans dos alimentos industrializados


A agencia nacional de vigilância sanitária (Anvisa) aprovou, na terça-feira, 17 de dezembro de 2019, uma resolução para banir o uso de gorduras trans nos alimentos. Essa substância é responsável por desenvolver doenças cardíacas, desse modo, podendo levar a morte. No Brasil, segundo as pesquisas, o consumo excessivo de gordura trans é responsável por cerca de 18 mil mortes. A resolução da Anvisa, duas fases serão aplicadas para essa retirada, a primeira entrará em vigor em julho de 2021, impondo um limite de 2% da gordura trans sobre o teor total de gordura. A segunda fase entrará em vigor em 2013, tendo como ponto final a proibição do uso da gordura trans pela indústria. Entenda tudo sobre a gordura trans.


O que é a gordura trans?

A gordura trans é uma gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação, tanto natural quanto industrial. A presença dela nos alimentos tem o intuito de melhorar a textura e aumentar o prazo de validade nas prateleiras, conservando, assim, o alimento por mais tempo. Esse processo de hidrogenação formam reações chamadas de isômeros trans ou como é conhecida gordura trans.


Como ela surgiu no Brasil?

Começou a se tornar visível desde 2006, com o bombardeio em massa das indústrias alimentícias, adicionando essa gordura nos alimentos, devido a isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obrigou todas as fabricas a indicarem no rótulo dos alimentos quantidade de gordura trans presente. Os Estudos científicos comprovaram que essa gordura é muito prejudicial à saúde, além disso, ela aumenta os níveis de colesterol ruim, o LDL, assim como diminui a taxa de colesterol bom(HDL).

Qual a diferença da gordura trans para as outras e onde encontramos?

A gordura insaturada é de origem vegetal, dessa maneira, ela atua aumentando o colesterol bom do organismo. Como por exemplo a castanha-de-cajú, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, gergelim, etc.

A gordura saturada, é uma gordura de origem animal, ela possui a característica relacionada com temperatura ambiente, dessa maneira, apresenta estado sólido. Como por exemplo em carnes vermelhas e brancas, leite, manteiga, iogurte, etc.

A gordura trans é uma gordura formada pelo processo químico de hidrogenação, onde óleos vegetais líquidos sofrem um processo de transformação resultando no ácido graxo trans. É encontrada na margarina, biscoitos, batata frita, salgadinhos de pacote, sorvetes, pratos congelados, pipocas de micro-ondas, etc.


#thayanaalbuquerque #clubedanutricionista #nutrição #alimentação #saúde #gorduratrans #anvisa #proibição #industrializados #diferentes




8 visualizações

Razão Social: Albuquerque & Kirchhoff Nutrição

CNPJ: 30545053/0001-59

All rights reserved Clube da Nutricionista