top of page

As Principais Causas da Retenção de Líquido no Corpo


Retenção de líquido pode ser definida como um inchaço no corpo, causando assim, problemas renais, cardíacos ou hepáticos bem como doenças da tireoide. Atualmente, é visível alguns indivíduos sentirem características como as pernas inchadas no final do dia, devido a pressão das meias ou do tipo de sapato usado, ocasionando um edema. Esse desconforto e desequilíbrio, devem-se as variações de pressão sanguínea, quantidades de sal e proteínas no corpo, gravidade, sedentarismo, entre outros fatores. Nessa conjuntura, o sintoma mais frequente é o aparecimento do edema nas pernas, nas costas e na barriga. Além desses sintomas, cansaço excessivo, dor de cabeça e queda de pressão complementam esse quadro. Nessa conjuntura, a alimentação juntamente com a ingestão de líquido é um ponto importante para ajudar nessa problemática, haja vista que a desidratação é um dos fatores que pode estimular essa retenção de líquido, a dieta é outro ponto a mencionar, existem alguns alimentos que podem causar ou agravar o inchaço. Os alimentos ricos em sal, como enlatados, embutidos, queijos gordurosos, molhos industrializados, entre outros. Configuram-se como vilões, visto que o organismo precisa reter mais água para poder fazer a diluição do mineral. Um dos pontos benéficos são os alimentos probióticos, como iogurte, kombucha, kefir, pois esses microrganismos vivos tornam a flora intestinal mais saudável, diminuindo o inchaço. Consumir frutas é um dos pontos mais importantes para ajudar a não reter líquidos no corpo, visto que possuem um alto poder diurético juntamente com uma boa quantidade de nutrientes, facilitando, assim, a eliminação de líquidos.

Dicas de frutas Diuréticas que ajudam no processo:


  • Abacaxi: rico em nutrientes, possui fibras que ajudam no funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço.

  • Maça: Possui grande quantidade de potássio e vitamina B6, facilitando o processo diurético.

  • Pera: possui uma enzima chamada pectina, relacionada ao funcionamento intestinal, logo ajudando no controle glicêmico.

  • Melancia: umas das frutas com alto teor de água, possui licopeno, uma substância que ajuda na prevenção do câncer e doenças do coração.

  • Limão: além da quantidade de vitamina c, essa fruta é rica em potássio e fibras, auxiliando e reforçando o sistema imunológico.

  • Melão: Possui alto teor de potássio assim como fibras e ação cardioprotetora que ajuda a equilibrar a pressão arterial.

  • Coco: esse fruto possui alta quantidade de potássio e magnésio, logo, auxiliando na eliminação de líquidos.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page