top of page

Como os probióticos podem auxiliar no trato intestinal


Os probióticos são organismos vivos que conferem benefícios ao hospedeiro, atuando na imunidade, resistência contra determinados patógenos, além de trazer equilíbrio para o trato intestinal. Essa influencia dos probióticos na microbiota intestinal, desenvolve fatores como os efeitos antagônicos bem como o equilíbrio do sistema imunológico, dessa maneira, atuando diretamente na resistência do organismo. Nesse sentido, a multiplicação das bactérias probióticas são benéficas em relação à proliferação de bactérias prejudiciais, ajudando nos mecanismos de defesa do indivíduo. Na microbiota intestinal é localizada a maior comunidade de bactérias que habitam no organismo, influenciando diretamente na nossa saúde, no nosso peso e, até mesmo no nosso humor. Os alimentos fermentados são os mais indicados para trabalhar na regulação do trato intestinal, haja vista, que os alimentos fermentados possuem bactérias benéficas. Um ponto importante a mencionar foi o uso de probióticos para no processo de redução da infecção por giárdia intestinalis, inibindo a multiplicação de bactérias comuns como a Salmonella typhimurium e a Escherichia coli.

Exemplos de alimentos Probióticos:

  • Iogurte Natural: possui inúmeros benefícios como: o melhor funcionamento da flora bacteriana intestinal, auxiliando no combate de doenças, evitando a produção de toxinas.

  • Kefir: é uma bebida láctea fermentada rico em bactérias probióticas bem como leveduras que ajudam na flora intestinal, auxiliando na imunidade e, melhorando o trato intestinal.

  • Coalhada: possui benefícios como o melhoramento da saúde intestinal, devido as bactérias boas que influenciam beneficamente a flora intestinal, além disso, ajuda no ganho de massa muscular, devido ser rica em proteínas.

  • Chucrute: possui benefícios como o fortalecimento da imunidade, Ajuda no processo de digestão, auxilia no humor, além de Prevenir doenças digestivas.

  • Kombucha: essa bebida Contribui para o emagrecimento, regulando o apetite, diminuindo a obesidade, atua também, no Combate da gastrite bem como Preveni infecções intestinais, combatendo outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino.

Receita

Iogurte Natural

Ingrediente:

  • 1 litro de leite líquido

  • 2 copos de 200 ml de iogurte natural

Modo de preparo:

1. Ferver o leite e deixar ficar morno;

2. Em seguida, misture o iogurte com o leite morno, colocando em um recipiente. Deixe descansar por 12 horas e, se não ficar muito consistente, deixe até 24 horas.

3. Depois coloque na geladeira por 1 hora e sirva!


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page