top of page

Cupuaçu tem nutrientes que fortalecem a imunidade

O cupuaçu é uma fruta nativa da região Amazônica e muito consumida pelas pessoas, sendo produzido no sudeste do Pará e, também no noroeste do Maranhão. O cupuaçu possui muitos benefícios para o nosso organismo, visto que é rico em vitamina c, vitamina A, Vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, ferro, selênio. Todos estes nutrientes contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, nesse sentindo, é um fruto de suma importância na alimentação dos indivíduos. A tradição do cupuaçu na alimentação engloba a culinária da região, haja vista que a população utiliza em diversas produções como bolo de cupuaçu, creme de cupuaçu, biscoito de cupuaçu, suco de cupuaçu, entre outros.




Conheça os benefícios do cupuaçu de acordo com cada nutriente:


Vitamina C: atua no aumento da produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do nosso sistema imunológico. Auxiliando no processo de absorção do ferro das fontes vegetais.

Vitamina A: tem a função de auxiliar na saúde da visão, da pele e dos cabelos. Além disso, é um poderoso antioxidante, podendo prevenir o envelhecimento precoce, bem como o câncer e doenças cardiovasculares.

Vitaminas do complexo B: Ajudam no processo de absorção dos carboidratos, gordura e proteínas. Outro ponto importante é a estimulação da liberação do suco gástrico, dessa maneira, ajudando na digestão dos nutrientes.

Potássio: é um mineral importante para o bem estar do nosso organismo, auxilia no controle da pressão arterial, na contração muscular e no controle dos impulsos nervosos.

Ferro: É de suma importância para o transporte de oxigênio no corpo humano, além de ser um mineral vital para a produção de hemácias.

Fósforo: o fosforo tem um papel principal na formação dos nossos ossos. Visto que ele faz parte da composição da nossa membrana celular, auxiliando no processo.

Selênio: o selênio é um importante mineral que auxilia no sistema imunológico, bem como na prevenção de câncer, reumatismo, doenças cardiovasculares, entre outros. Dessa maneira, esse mineral é de suma importância na alimentação dos indivíduos, assim, contribuindo para saúde.


Confira algumas receitas para a quarentena!


Creme de cupuaçu saudável

Ingredientes:

200g Polpa de cupuaçú

4 colheres de sopa de leite desnatado em pó

0,5 xícaras (chá) de açúcar mascavo

100ml de água.

Modo de Preparo:

Adicione a polpa, o leite e o açúcar no liquidificador. Bata por 4min.

Depois, adicione aos poucos a água e bata por 5min, até ficar com uma consistência cremosa.

Leve ao congelador por 5 horas e sirva!


Vitamina de cupuaçu saudável

Ingredientes:

½ Cupuaçu

200 ml de água

2 colheres de sopa de leite de em pó desnatado

1 colher de sopa de chia

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 7min. Sirva gelado (opcional).

198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page