Cúrcuma: raiz fortalece imunidade e alivia dores musculares

Cúrcuma, uma raiz parecida com o gengibre, utilizada com frequência na culinária indiana e muito mais do que um tempero. São muitas as pesquisas que demonstram os diversos benefícios da curcumina (curcuminoide) que é o princípio ativo da cúrcuma ou açafrão da terra) para a saúde. Estudos têm mostrado que os curcuminóides de cor amarela podem reduzir o risco de doença cardíaca, a pressão arterial elevada e até o declínio cognitivo que a idade avançada provoca. Além disso, a curcumina aumenta a capacidade antioxidante do corpo, combate o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias do organismo.

Finalmente – depois de tantas suposições e deduções – a confirmação científica chegou: o açafrão-da-terra fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra os ataques externos, tais como as infecções e as inflamações.

De acordo com a pesquisa financiada pelos National Institutes of Health e divulgada pelo Journal of Nutritional Biochemistry, a curcumina aumentaria os níveis de uma proteína que regula a resposta imunitária inata. Trata-se da proteína CAMP (antimicrobiana catelicidina péptido), essencial para proteger o corpo do ataque de vírus, bactérias e fungos, também famosa pela sua ação anti-tuberculose e de controle da sépsis. A ação desta proteína em particular é reforçada pelo consumo da vitamina D, mas – de acordo com este estudo – também da curcumina, que aumenta os níveis da CAMP e permite o aumento das ações anti-inflamatória e anti-oxidante.

De acordo com os cientistas que conduziram a pesquisa, o consumo regular do açafrão-da-terra, da cúrcuma ou curry (ou seja, daquilo que contém curcumina) poderia ajudar o corpo humano a se defender do ataque de certas infecções, especialmente aquelas que afetam o trato intestinal e o estômago.

Além disso, um novo estudo publicado no European Journal of Applied Physiology deu mais razões para amar a cúrcuma: ela também pode ajudar a reduzir a dor associada com dor muscular tardia (DMT) e na recuperação pós-treino em pessoas fisicamente ativas.

Em outro estudo, publicado no  Journal of Pain Research,  os pesquisadores descobriram que a curcumina tem efeitos analgésicos potentes e pode ser mais eficiente até que drogas e remédios indicados para aliviar a dor. Neste novo estudo, a curcumina se mostrou efetiva também na prevenção de lesões e inflamações.