Como a alimentação pode ajudar a evitar a trombose causada pelo uso de anticoncepcional?

A Trombose pode ser caracterizada por uma formação de coágulo na corrente sanguínea, impedindo a corrente de veias e artérias pelas partes do corpo. Dentro dessa questão, pode ocorrer a trombose venosa e a trombose arterial, a trombose venosa costuma ser identificada nos membros inferiores, podendo causar complicações graves como a embolia pulmonar. Já a trombose arterial pode atuar no bloqueio da corrente de importantes vias do nosso cérebro, coração, etc. podendo levar ao AVC ou infarto agudo do miocárdio. O uso de anticoncepcional pode ser considerado um vilão, visto que esse contraceptivo possui uma certa resistência ás proteínas reativas, ou seja, consideradas anticoagulantes no organismo de cada indivíduo. Nessa conjuntura, uma alimentação rica em vitaminas e minerais bem como a ingestão de água frequente, haja vista que auxilia os vasos sanguíneos, garantindo assim, a melhor circulação sanguínea.

Dicas de Alimentos que podem prevenir a trombose

v Frutas cítricas: essas frutas auxiliam na circulação do sangue, dessa maneira, evitando os riscos de trombose.

• Limão;

• Laranja;

• Abacaxi;

• Acerola;

• Uva;

• Morango;

• Kiwi;

• Ameixa;

• Maracujá.

v Linhaça e chia: É rica em vitamina do complexo B, bem como as fontes de ômega 3.

v Alho: Possui a característica de ajudar no controle da pressão arterial e, assim, melhorando a circulação sanguínea.

v Castanha-do-pará e castanha-do-Brasil: São ricas em fibras, gorduras boas e fonte de vitaminas, auxiliando na circulação sanguínea.

v Peixes: peixes ricos em ômega 3, visto que esse nutriente atua evitando a formação de coágulos.