top of page

Como o cérebro reage a uma noite mal dormida


No cenário atual, muitos indivíduos reclamam cada vez mais da rotina desgastante e, devido a isso, a perda de sono acaba sendo um problema para quem possui esse hábito puxado. Uma noite mal dormida pode trazer malefícios para o indivíduo como hipertensão, AVC, diabetes, depressão e ganho de peso, nesse sentindo, é indubitável uma boa noite de sono, haja vista que o corpo necessita desse descanso todos os dias, pois é durante o sono que o corpo recupera o desgaste físico e mental, dessa maneira, cumprindo o as tarefas essenciais para o bom funcionamento.

Veja alguns danos causados!

  • Problemas de memória: é durante o sono que fixamos a memória e as lembranças do dia, quando o indivíduo não dorme, essas lembranças são reduzidas, prejudicando a memória.

  • Riscos de acidentes: devido a redução do sono, o indivíduo acaba desenvolvendo problemas de concentração como erros simples, esquecimento de tarefas do cotidiano, desconcentração no trânsito e nos obstáculos da vida.

  • Sistema imunológico fragilizado: a defesa do corpo se liga com a estabilidade do sono, quando não ocorre esse equilíbrio, as nossas células de defesa caem e não exercem o funcionamento ideal.

  • Danos na aparência: durante o sono, o indivíduo libera o hormônio do crescimento que é fundamental para renovação das nossas células, desse modo, prevenindo o envelhecimento. Dentro desse aspecto, nota-se que a pessoa que dorme pouco tem a pele mais danificada.

  • Questões emocionais: o sono pode ativar as áreas emocionais do cérebro relacionadas ao estresse e ansiedade, por exemplo. Nessa conjuntura, quando o indivíduo dorme pouco, significa menos controle emocional.

Algumas receitas que ajudam a relaxar o corpo!

  • Chá de camomila

Ingredientes:

3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara;

200 ml de água quente.

Modo de preparo:

Colocar as flores de camomila dentro de uma xícara;

Despejar a água quente no recipiente e deixar durante três minutos;

Coar o chá e servir!


  • Vitamina de Maracujá

Ingredientes:

1 maracujá;

200 ml de leite gelado;

2 pedras de gelo;

Mel para adoçar,

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador;

Bater por 5 min;

Coar e servir!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page