Entendendo a nutrigenômica na determinação da melhor forma de dieta



No cenário mundial contemporâneo, muito se tem discutido sobre os avanços da genômica nutricional. Esse estudo tem como objetivo principal desenvolver uma pesquisa, aprofundando cada vez mais o tratamento nutricional relacionado com o genótipo de cada indivíduo, por meio da nutrigenética e nutrigenômica. Testes genéticos são feitos a fim de analisar como o organismo metaboliza cada nutriente, dessa maneira, de acordo com o resultado, pode-se observar tendências genéticas para obesidade, intolerância alimentar, etc. Em 2003, ocorreu a conclusão do projeto genoma, dentro da análise, concluíram que 99,9% do material genético é idêntico e 0,1% é diferente. Por meio dessa diferença, são feitas as descobertas, por exemplo, a cor dos olhos, cor da pele e, sobretudo, os riscos do ser humano de desenvolver doenças crônicas bem como as diferenças metabólicas e rejeições alimentares. Dessa maneira, os profissionais conseguem identificar tal doença.

A associação ampla do genoma( Genome-wide association study- GWAS), realizou um estudo sobre os fundamentos genéticos da obesidade e sua relação com a poligenia, o risco genético é calculado para cada indivíduo somando com os alelos de risco. Dessa maneira, o indivíduo consegue identificar se a pessoa pode ou não desenvolver a doença. O perfil bioquímico-metabólico do se humano é um fator determinante para saber o que o organismo realmente necessita, dentro da identificação desse perfil como a idade, estilo de vida e aspectos mentais, o profissional consegue notar o tipo metabólico e garantir o tratamento adequado.

O estudo nutrigenômico é muito importante para o avanço na área da saúde, dentro desse aspecto, é de suma importância as descobertas diárias desenvolvidas pelos profissionais, para que assim, o tratamento de doenças se amplie, garantindo o bem-estar dos indivíduos.


Aproveite e conheça nosso site Clube na Nutricionista! Participe!


#Thayanaalbuquerque #clubedanutricionista #nutrição #alimentação #nutrigenômico #dieta #genoma #qualidadedevida #saúde

12 visualizações

Razão Social: Albuquerque & Kirchhoff Nutrição CNPJ: 30545053/0001-59

Trav. Dom Romualdo de Seixas, 1698. Ed. Zion Business, loja 2. Umarizal - Belém/PA. CEP: 66055-200

Tel: (91) 998038116 / E-mail: contato@clubedanutricionista.com.br  

All rights reserved Clube da Nutricionista

 

Design by Lírio Web Digital