Jejum intermitente e atividade física: o que você precisa saber

Falar sobre jejum intermitente e atividade física é um assunto que gera uma série de dúvidas. Atualmente, é comum falar que treinamento físico sem uma alimentação adequada pode ser sinal de alerta vermelho. Por outro lado, os adeptos do jejum dizem que fazer exercício físico neste estágio torna os resultados ainda mais eficazes.

E agora, qual das duas possibilidades é a mais vantajosa para quem busca um estilo de vida saudável? Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema, continue a leitura para entender os processos e saber quais os benefícios que eles podem gerar para a sua saúde.

Vamos lá?

Entenda o que é o jejum intermitente

Conforme parecer técnico publicado pela Associação Brasileira de Nutrição (ABN):

“ O jejum intermitente (JI) compreende um padrão alimentar no qual o indivíduo se submete de forma voluntária a períodos de privação de alimentos, com reduzida ou nenhuma ingestão energética, intercalados por períodos de ingestão normal de alimentos e bebidas, a depender do protocolo, podendo ocorrer restrição em dias alternados, jejum de dia inteiro e jejum de tempo limitado.”

Para muitas pessoas, falar sobre jejum é ficar sem comer por um longo período de tempo, de forma radical, mesmo. Mas você sabia que há muitos benefícios para a saúde em fazer desse processo parte do seu estilo de vida?

Isso ocorre quando ele é praticado de forma intermitente, ou seja, uma estratégia alimentar que consiste em alternar períodos de jejum (não consumir alimentos sólidos) com períodos de alimentação balanceada.

Geralmente, o jejum intermitente acontece de forma programada, entre 16 e 24 horas seguidas, com retorno à alimentação habitual, sempre baseada em alimentos com baixo teor de açúcares e gorduras.

Vantagens de realizar o jejum intermitente

Quando o assunto envolve jejum intermitente, uma série de dúvidas surgem para aqueles que buscam informações sobre a prática desse processo. Neste cenário, não existem

evidências científicas suficientes que validem esses questionamentos.

Ainda assim, os benefícios que a prática proporciona já são conhecidos por centenas de pessoas. Entre eles, o emagrecimento é o que mais chama atenção de quem escolhe realizar o jejum intermitente.

Porém, não é apenas este aspecto que deve ser levado em consideração. Existem outros benefícios que o jejum intermitente proporciona, bem como fortalecer a imunidade, desintoxicar o organismo, além de melhorar a disposição e a atividade cerebral.

Da mesma forma que esses pontos positivos são comprovados, lembre-se que a realização do jejum intermitente e atividade física devem ser feitas com o acompanhamento de um profissional especializado. Isso porque a prática pode ser inadequada para os seguintes casos: gestantes, portadores de doenças crônicas, idosos, crianças e adolescentes.

Afinal, dá pra fazer jejum intermitente e atividade física?

A resposta é: depende de cada um. Nos casos mais frequentes, a prática do exercício físico em jejum é uma combinação utilizada para aqueles que o ganho de massa muscular é uma necessidade, como os fisiculturistas, por exemplo.

Caso o seu objetivo for aderir a essas duas práticas, sendo sedentário ou praticando atividades de nível leve ou moderado, o ideal é sempre buscar acompanhamento médico para que a sua condição física possa ser avaliada.

Inclusive, aqui no blog você encontra um post falando sobre a importância do acompanhamento profissional no condicionamento físico, clique aqui para saber mais.

Como o Clube da Nutricionista ajuda entra nesta jornada?

Aqui, você encontra uma parceria focada em promover qualidade de vida por meio de um planejamento alimentar adequado e outras práticas que fazem sentido para as necessidades do seu corpo.

Nós transformamos em realidade, o seu sonho de emagrecer de forma saudável.

Venha conversar com a gente e solicite uma consulta nutricional.