Alimentos que devem ser evitados para o equilíbrio alimentar

Ter uma alimentação saudável é fundamental para evitar doenças e manter o equilíbrio do corpo e da mente. É preciso mudar os hábitos do cotidiano para melhorar a qualidade de vida. Por isso, controlar o consumo de alguns produtos, assim como abrir mão de ingredientes que não fazem tão bem a saúde, são atitudes que fazem a diferença e afastam doenças.

Isso não significa dizer que você não pode mais se alimentar com o que gosta, basta não cair mais nas mesmas tentações que podem te ajudar a ganhar peso e prejudicar a sua saúde mas apesar das recomendações, dificilmente seguimos as restrições.

Alimentação saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em 2015, recomendações para a redução do consumo de açúcar para adultos e crianças. Novos estudos apontam que a redução para menos de 5% – o equivalente a seis colheres ou 25 gramas por dia – proporciona benefícios maiores a saúde.

É importante ressaltar que um adulto necessita de 1.800 a 2.500 calorias diárias e a necessidade de energia para cada pessoa varia de acordo com o estilo de vida e com o sexo.

Para ter uma alimentação saudável o ideal, é dar preferência a alimentos frescos, comer frutas e oleaginosas ao longo do dia, além de beber bastante água para manter a energia.

Todas as refeições precisam ser equilibradas, contendo todos os nutrientes necessários, tais como proteínas, vitaminas, carboidratos e lipídios.

Alimentos que devem ser evitados

Um dos grandes vilões da atualidade é o consumo de fast food e alimentos industrializados que devido a correria do dia a dia e as mudanças no estilo de vida da população contribuem diretamente para a baixa qualidade da alimentação. Confira alimentos que devem ser evitados e podem ser substituídos por versões mais saudáveis:

· Frituras

A frituras são ricas em calorias e devem ser evitadas principalmente por quem deseja perder peso. O ideal é substitui-las por alimentos grelhados ou no forno.

· Alimentos congelados

Esses alimentos costumam ser ricos em sal e gorduras ruins para dar mais sabor e ajudar a conversar o alimento. A melhor alternativa é preparar as próprias refeições.

· Carne processada

Carnes processadas ou embutidas aumentam o risco de pressão alta e problemas no intestino devido a grande quantidade de sal encontradas nesses alimentos e gorduras ruins.

· Refrigerantes

Os refrigerantes são ricos em açúcar, conservantes e realçadores de sabor causadores de obesidades e diabetes. Como alternativa, o ideal é o consumo de água com limão, sucos naturais ou frutas frescas.

É fundamental ler a embalagem dos produtos e pesquisar sobre sua composição ao escolher o que será consumido. Além disso, vale lembrar, que os ingredientes que aparecem em primeiro nos rótulos dos produtos, são os que estão presentes em maior quantidade.

Conclusão

Uma alimentação equilibrada garante qualidade de vida. Para isso, o preparo dos alimentos é importante, devendo-se evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, frituras e refrigerantes. Além disso, a prática de exercícios físicos é de extrema importância para ter mais saúde e disposição para enfrentar o dia a dia.

No Clube da Nutri, você encontra os melhores conteúdos sobre nutrição. Aproveite e conheça o clube da nutricionista e faça o seu acompanhamento personalizado!