top of page

Entenda como a alimentação se relaciona com o controle da ansiedade e depressão


No cenário atual, muito se tem debatido sobre duas doenças que vem assolando a população brasileira: Ansiedade e Depressão. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), aproximadamente 5,8% dos indivíduos sofrem com depressão e, consequentemente, a ansiedade. A alimentação vem como chave para ajudar no combate dessas doenças, visto que alguns alimentos influenciam na produtividade, vitalidade e na saúde mental.


Conhece a serotonina?

A serotonina é um neurotransmissor e sua transmissão com respostas inadequadas pelo cérebro pode se associar com a ansiedade e a irritabilidade. Alimentos ricos em Proteínas, como peixe, são fontes que ajudam na captação desse neurotransmissor. Dessa maneira, nota-se a importância dessa alimentação saudável no controle da depressão e ansiedade.

Alimentos que ajudam no controle

  1. Dentro desses alimentos, consumir fibra é de suma importância para esse controle, visto que é um tipo de carboidrato complexo, dessa maneira, permite um bom funcionamento do nosso intestino, garantindo, o equilíbrio. Haja vista que manter o funcionamento adequado da flora intestinal ajuda na produção da serotonina.

  2. As folhas verdes bem como as oleaginosas são ricas em zinco, complexo B e magnésio, assim, melhorando o humor e controlando a ansiedade.


Alimentos que devem ser evitados:

  • Cafeína;

  • Álcool;

  • Carboidratos refinados;

  • Alimentos industrializados, como salsicha, biscoitos de pacote, salgadinhos, etc.

  • Alimentos altamente processado.

Esses alimentos elevam a taxa de açúcar no sangue, aumentando a irritação intestinal. Desse modo, manter uma alimentação saudável é importante para garantir esse equilíbrio chamado mente-corpo. Buscar um profissional da área da saúde é uma solução plausível para essas situações e, assim, garantir a saúde e bem-estar do indivíduo.


Baixe nosso e-book Lanches Saudáveis e aproveite para equilibrar sua flora intestinal com muitas receitas e dicas saudáveis.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page